José Pereira da Silva, mais conhecido como “Irmão Zézinho da Saúde”, visitou a redação do Extra de Rondônia, momento em que concedeu entrevista, onde destacou suas propostas e a experiência acumulada em três mandatos como vereador em Chupinguaia.
Agora, concorrendo pela primeira vez ao cargo de vereador em Vilhena pelo partido Republicanos, ele compartilhou suas ideias e planos para melhorar a área da saúde no município.
Zézinho, que chegou a Vilhena ainda bebê em 1970, tem uma longa trajetória de serviço público. Ao longo de seus mandatos em Chupinguaia, ele ocupou posições importantes na Mesa Diretora e em comissões temáticas de peso.
Ele afirmou que sua principal motivação para concorrer em Vilhena é a necessidade urgente de melhorias na saúde pública da cidade.
Durante a entrevista, Zézinho destacou a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vilhena, que atualmente atende mais pacientes do que sua capacidade permite. “Hoje temos mais de 120 mil habitantes em Vilhena e apenas uma UPA, que deveria atender 500 pacientes, mas está atendendo acima de 700 em um único plantão. Isso mostra a necessidade de expandir os serviços de saúde na cidade”, afirmou o candidato.
Uma das propostas de Zézinho é a criação de uma extensão da UPA no bairro Cristo Rei, utilizando as instalações de um posto de saúde já existente. Ele explicou que essa unidade funcionaria das 7h às 22h, todos os dias, e atenderia cerca de 300 pacientes por plantão. “Isso vai aliviar muito a UPA principal, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente para a população”, disse.
Além disso, Zézinho propõe a criação de uma lei que obrigue todos os postos de saúde a reservarem 30% de suas vagas para emergências, além de garantir a disponibilização de medicação de emergência para evitar que pacientes precisem ser encaminhados à UPA. Ele também mencionou um projeto para a construção de uma pista de caminhada ao longo da BR-364, entre as avenidas do “Esquinão” e Paraná, que incluirá academias ao ar livre. O projeto, segundo ele, já tem o apoio do senador Marcos Rogério, que se comprometeu a buscar recursos federais para sua execução.
Zézinho encerrou a entrevista destacando sua experiência e compromisso com a saúde pública. “Tenho 17 anos de experiência na área da saúde e, com o apoio da população e de parlamentares federais e estaduais, vamos fazer a diferença em Vilhena. Meu foco será na saúde, mas também vamos trabalhar em outras áreas, como educação e infraestrutura, sempre buscando o melhor para a nossa cidade”, finalizou.