sexta-feira, 05 de dezembro de 2025.

Com projeto da professora Josy Mary Escola Felipe Rocha de Lima chega à final nacional da Editora Opet

Foto: Assessoria

O XIII Seminário de Gestores Municipais, um dos principais encontros da educação pública brasileira, será realizado em formato presencial com transmissão via YouTube, sob o tema “Futuro Presente”, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025, em Curitiba.

O evento, promovido pela Editora Opet, visa capacitar profissionais que lideram as transformações educacionais em seus municípios, com foco em qualidade e desenvolvimento de estudantes protagonistas.

Vilhena estará duplamente representada no evento e na premiação. A Escola Municipal Felipe Rocha de Lima estará representada pela professora Josy Mary da Rocha Golfetto, e a vice-diretora, Lucilene Ferreira de Araújo, que estarão presentes no seminário para buscar novas experiências.

Mais importante, o projeto da escola conquistou um espaço de destaque na etapa final do 15º Prêmio Ação Destaque 2025, promovido anualmente pela Editora Opet.

O documentário “Vilhena: Minha Cidade Tem História”, produzido pela Escola Municipal Felipe Rocha de Lima em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), foi o único projeto de Vilhena a avançar para a fase final.Dos 140 projetos inscritos inicialmente, apenas 28 chegaram à grande final, que será celebrada durante o Seminário.

A iniciativa de Vilhena tem como base um projeto interdisciplinar desenvolvido pela professora Josy Mary da Rocha Golfetto desde 2018. Em 2025, o projeto foi adaptado ao material da Opet e ganhou a produção do documentário. A obra conecta História, Geografia e Língua Portuguesa de forma criativa, reforçando o conceito de “Educação com Propósito” defendido pela Editora Opet.

A produção do documentário envolveu 26 alunos do 3º ano, que participaram ativamente das gravações, incluindo uma visita ao Museu Casa de Rondon em 17 de junho. O resultado foi exibido oficialmente em 16 de julho, na Câmara Municipal.

A aprovação do projeto, após três etapas de seleção, demonstra o reconhecimento nacional da experiência de Vilhena na valorização da identidade local e na transformação da relação dos jovens com a história de sua cidade. A comitiva de Vilhena sairá no dia 27 de outubro para Curitiba.

Compartilhe: