quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026.

Abertas inscrições para delegados da Sicoob Credisul

Cooperados têm até 20 de março para se candidatar; votação será na pré-assembleia digital em 16 de abril
Foto: Assessoria

Estão abertas, a partir desta quarta-feira 18, as inscrições para os cargos de delegado da Sicoob Credisul. O prazo segue até o dia 20 de março, conforme edital publicado e disponível no site da cooperativa.A lista oficial dos inscritos será divulgada em 25 de março.

As eleições são realizadas a cada quatro anos e integram o modelo de gestão democrática previsto no Estatuto Social. O mandato dos delegados também é de quatro anos, com possibilidade de reeleição, e começa no primeiro dia útil do trimestre subsequente ao processo eleitoral.

O delegado é o cooperado eleito para representar os associados de seu grupo seccional nas Assembleias Gerais. É ele quem leva a voz dos cooperados para as decisões estratégicas da cooperativa, contribuindo para que os interesses coletivos sejam considerados. A atuação deve seguir os valores do cooperativismo, o Pacto de Ética e as diretrizes institucionais, com postura de respeito, equilíbrio e compromisso com a coletividade.

Para se candidatar, é necessário atender aos requisitos previstos no regulamento eleitoral. Entre eles, ter maioridade civil e ser associado pessoa física da cooperativa há mais de um ano, com movimentação regular e utilização dos produtos e serviços. Também é preciso estar em dia com as obrigações estatutárias e financeiras, não possuir restrições cadastrais ou histórico que comprometa a idoneidade, não estar em situação de insolvência ou recuperação judicial, nem ter condenações que impeçam o exercício de direitos.

O candidato não pode ser membro dos órgãos estatutários da cooperativa, da Comissão Eleitoral ou manter vínculo empregatício com qualquer entidade do Sicoob. Também não pode exercer cargo político, possuir parentesco até segundo grau com empregados da cooperativa ou manter contrato de prestação de serviços ativo. É necessário, ainda, ter disponibilidade para exercer a função e participar dos cursos oferecidos pela cooperativa. A atuação comunitária voltada ao bem-estar coletivo é considerada um diferencial.

Embora a função de delegado não seja remunerada, a cooperativa custeia despesas como transporte, hospedagem e alimentação para garantir a participação nas Assembleias. Além de se candidatar, é fundamental que os cooperados participem da votação. Cada associado tem direito a escolher o representante de sua cidade, fortalecendo a democracia interna e tornando a gestão ainda mais participativa.

Neste ano, a pré-assembleia será realizada de forma digital para todas as cidades onde a cooperativa está presente, no dia 16 de abril. Durante a reunião, os cooperados participantes também concorrerão a sorteios de prêmios.

Compartilhe:
error: Cópia de conteúdo não autorizada!!!!