sexta-feira, 08 de maio de 2026.

PC deflagra operação contra crimes de ódio e incentivo à automutilação na internet em RO

Ação realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos teve como alvo grupo que promovia apologia ao nazismo
Imagem: Divulgação

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou nesta sexta-feira, 8 de maio, uma operação para cumprir medidas investigativas contra suspeitos de praticarem crimes graves em ambiente virtual.

Entre as condutas investigadas estão a instigação à automutilação, crimes de ódio e apologia ao nazismo.

As investigações apontam que o grupo criminoso atuava por intermédio de uma plataforma digital utilizada por usuários em diversas regiões do país.

O grupo promovia conteúdos e interações voltadas ao incentivo à autolesão, tendo como alvo principal pessoas em situação de vulnerabilidade emocional. Um dos investigados foi localizado e identificado no município de Porto Velho (RO).

GRAVIDADE DAS CONDUTAS

Conforme apurou a reportagem do Extra de Rondônia, as práticas disseminadas pelo grupo extrapolavam o compartilhamento de conteúdo ofensivo. Havia indícios de efetiva incitação à automutilação, circunstância que oferece risco direto à vida dos envolvidos.

A operação contou com o apoio técnico do CIBERLAB, laboratório de operações cibernéticas vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, reforçando o aparato tecnológico para o rastreio dos criminosos.

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA DIGITAL

A ação tem como objetivo identificar todos os integrantes da rede, preservar provas e interromper a continuidade das atividades ilícitas.

Com esta operação, a Polícia Civil de Rondônia reforça o enfrentamento aos crimes cibernéticos e a proteção da integridade física e psicológica da população, especialmente de crianças e adolescentes, que são os mais expostos a esses ambientes digitais nocivos.

Compartilhe:
error: Cópia de conteúdo não autorizada!!!!