O programa Cidadania Rural tem como objetivo expandir a rede de atendimento do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN), de forma direta e indireta. Ele visa facilitar o acesso à informação e a outros serviços oferecidos pela Secretaria em municípios e distritos onde atualmente não há agências de rendas.
Em outubro de 2022, foi realizado o primeiro curso de capacitação para servidores, com o propósito de aprimorar o atendimento ao contribuinte. Desde então, o programa já capacitou mais de 200 servidores de Prefeituras municipais e de órgãos parceiros, como Emater-RO e Funai, em todo o Estado, promovendo boas práticas de atendimento.
O próximo treinamento está programado para acontecer em novembro deste ano, no município de Guajará-Mirim. Através do Cidadania Rural, os serviços da SEFIN passaram a estar disponíveis em diversas localidades remotas de Rondônia, permitindo que moradores de regiões distantes tenham acesso a informações e atendimentos essenciais.
A formalização de novos produtores rurais é um ponto fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado, aumentando a arrecadação do ICMS. Além disso, essa regularização permitirá aos produtores emitir notas fiscais, evitando a ação de atravessadores e possibilitando a comercialização direta de seus produtos.