sábado, 26 de abril de 2025.
Posto Miriam

Presbítero e pioneiro vilhenense falece aos 84 anos em Porto Velho

Vip
Antônio Cândido / Foto: Album da familia

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 4, de abril, aos 84 anos, o senhor Antônio Cândido, pioneiro de Vilhena, mestre de obras e presbítero da Igreja Assembleia de Deus. Com uma trajetória marcada pela fé, trabalho e dedicação à comunidade, ele deixa um legado respeitável para o município.

Segundo informações de Andressa Candido da Silva,  neta de Antônio, ele nasceu em 18 de julho de 1940, na cidade de Santo Antônio da Platina, no estado do Paraná. Chegou em Vilhena no ano de 1976, sendo um dos primeiros a contribuir ativamente para o desenvolvimento da cidade. Como mestre de obras, atuou na construção de diversos locais importantes, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o primeiro hospital do município e escolas públicas, sempre trabalhando com empenho e amor à profissão.

Antônio Cândido era casado com Neusa Bertolino Cândido desde o ano de 1963. O casal construiu uma família numerosa e unida, com sete filhos, 19 netos e 15 bisnetos. Muito ligado à fé, Antônio também desempenhou papel de liderança religiosa. Já havia exercido o cargo de pastor e, atualmente, era presbítero da Igreja Assembleia de Deus localizada na Avenida Paraná, onde também residia, no bairro Nova Esperança.

De acordo com Andressa, há cerca de um mês, seu avô começou a enfrentar complicações em decorrência do diabetes, o que levou à necrose de um dos dedos do pé. Ele foi encaminhado para Porto Velho, onde aguardava vaga na UTI para realizar a amputação. Nesse período, apresentou crises de pânico, parou de se alimentar e de se comunicar, o que resultou na queda de sua imunidade. O agravamento do quadro de saúde envolveu ainda infecção pulmonar, além de complicações relacionadas ao colesterol e à própria diabetes.

Após cerca de dez dias internado na UTI, Antônio Cândido sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. “Perdemos ele, mas ficamos com a certeza de que foi um homem de fé, de trabalho e de muita força. Meu avô foi um verdadeiro guerreiro”, declarou a neta, emocionada.

O velório será realizado na Igreja Assembleia de Deus da Avenida Paraná, onde ele atuava como presbítero. O horário do sepultamento ainda não foi confirmado pela família.

Compartilhe:
sicoob consorcio