Na manhã da última segunda-feira, 30 de setembro, a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão Às Fraudes – DEFRAUDE, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia, deflagrou a Operação Trust.
A investigação teve início a partir de denúncias realizadas junto à Corregedoria do Corpo de Bombeiros, relatando o possível envolvimento de integrante daquela Corporação. Tais denunciantes também compareceram na DEFRAUDE para registrar Boletim de Ocorrência, no que foi dado início tanto à sindicância administrativa quanto ao inquérito policial para apurar os fatos.
Como resultado desse trabalho conjunto, identificou-se fortes indícios da existência de um esquema de fraude financeira onde dezenas de vítimas eram induzidas a “investir” elevadas quantias sob a promessa de lucros garantidos, sendo que, até o presente momento, apurou-se que os valores investidos pelas vítimas superam R$ 4 milhões.
A operação visou cumprir o mandado de prisão preventiva em desfavor do suspeito de ser o líder da fraude, bem como foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão, além de ordens de afastamento de sigilo de dados, bloqueio de valores, sequestro e indisponibilidade de bens.
O nome da operação faz referência ao modus operandi do suspeito, que se valia da elevada confiança que as vítimas depositavam nele, ante ao cargo público que ocupa.