O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) encaminhou esta semana, em regime de urgência, um ofício ao Governo de Rondônia solicitando providências imediatas para enfrentar a escalada da violência das facções em Rondônia e principalmente na capital Porto Velho.
O documento destaca o impacto das ações dos criminosos na capital e solicita o uso rápido e mais efetivo dos recursos já destinados à segurança pública do estado, enviados por meio de emendas parlamentares.
No ofício, Chrisóstomo apresentou inclusive um conjunto de sugestões de curto, médio e longo prazo para reverter o cenário mais rápido possível de insegurança. Entre elas, estão a reestruturação e ampliação do efetivo policial, o investimento em inteligência para combater o crime organizado e a revisão orçamentária para priorizar a segurança pública. O parlamentar enfatizou a necessidade de uma maior valorização dos profissionais de segurança, incluindo melhorias salariais e de equipamentos táticos e operacionais e capacitação continuada.
O deputado manifestou solidariedade à família do militar morto em serviço, bem como à instituição da Polícia Militar, que sofreu a perda de um dos seus integrantes em decorrência de ações criminosas. O parlamentar afirmou que o crime não pode ficar impune. Ele reiterou seu compromisso em apoiar e dar maior segurança aos policiais em serviço e à corporação, assim buscando soluções para proteger melhor e mais efetivamente a população.
Chrisóstomo questionou a utilização dos recursos já enviados e pagos ao estado para reforçar e aparelhar toda a segurança pública de Rondônia. “Minha sugestão é que utilizem os valores que destinei o mais rápido possível para enfrentar essa crise. Não podemos esperar mais, cada dia a população sofre ainda mais com a violência”, declarou.
O parlamentar garantiu ainda que continuará atuando mais de perto ainda junto aos órgãos competentes para promover a paz e garantir que as forças de segurança tenham as condições necessárias para conter o avanço da criminalidade em Rondônia.