Uma indicação histórica do senador Jaime Bagattoli (PL) à Bancada Federal de Rondônia deve garantir mais recursos financeiros para o custeio e a manutenção dos hospitais em todo o estado.
A iniciativa do senador propõe que, em 2025, cada parlamentar de Rondônia destine partes de suas emendas de bancada especificamente para a atenção especializada na saúde. Essa proposta, considerada inédita, representa um marco na distribuição de recursos públicos.
Na prática, a destinação de 50% dos recursos à saúde já é obrigatória no caso das emendas individuais. A grande novidade, proposta por Bagattoli, é ampliar essa diretriz também às emendas de bancada, que até então tinham destinação livre. A proposta surgiu após o senador identificar a urgente necessidade de mais recursos para hospitais que enfrentam dificuldades financeiras em Rondônia.
“Hoje, a maior necessidade do povo de Rondônia é a saúde. Por isso, a partir de agora vamos poder indicar o máximo de recursos possíveis para os hospitais dos nossos municípios, e foi isso que toda a Bancada Federal de Rondônia entendeu e abraçou. Precisamos mudar a realidade do nosso estado, pois os recursos que temos hoje são insuficientes para atender toda a população. Acredito fielmente que isso vai transformar a saúde da nossa população”, explicou o senador.
Em 2025, a emenda da Bancada Federal de Rondônia no Orçamento da União será de mais de R$ 528 milhões, com cada parlamentar dispondo de R$ 48 milhões em recursos para destinação.