terça-feira, 02 de junho de 2026.

Tarifa de 25% dos EUA poderá afetar etanol, açúcar e pescados do Brasil

Já exportações de café, carnes, suco de laranja, manga, cacau, água de coco e açaí devem seguir isentas
Imagem: Ilustrativa

A proposta do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) de aplicar uma nova tarifa punitiva de 25% sobre produtos brasileiros deve afetar ao menos três segmentos relevantes do agronegócio: etanolaçúcar e pescados.

Esses produtos não foram incluídos nas listas de exceções e poderão ser taxados a partir de 15 de julho.

A decisão é oriunda de uma investigação aberta pela administração do presidente Donald Trump em julho de 2025, baseada na Seção 301 da lei comercial do país, que apontou práticas comerciais desleais, consideradas “irrazoáveis”. As restrições afetam ainda vários outros setores.

Embora as negociações entre os governos de Washington e Brasília continuem em andamento, o documento mostra que permanecem divergências relevantes.

Compartilhe:
error: Cópia de conteúdo não autorizada!!!!