sexta-feira, 18 de setembro de 2026.

PF e MP apuram vazamento de informações sigilosas e obstrução de investigação em RO

Ação conta com a atuação conjunta do GAECO/MPRO e cumpre 11 mandados de busca e apreensão
Foto: Ilustrativa

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (18/9), em atuação integrada com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO/GAECO), uma operação destinada a apurar a prática dos crimes de violação de sigilo funcional, obstrução a investigação de organização criminosa e fraude processual.

A ação cumpre cumpridos 11 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar nas cidades rondonienses de Porto Velho e de Ariquemes, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

As investigações foram iniciadas após a constatação de que informações protegidas por segredo de justiça relativas à deflagração da Operação Reduto foram vazadas e chegaram ao conhecimento dos alvos na noite anterior ao cumprimento das ordens judiciais.

Com o aprofundamento das diligências, ficou demonstrado que os investigados executaram manobras coordenadas de obstrução da justiça, que incluíram a desocupação de residências, a ocultação, a substituição e a formatação de celulares, o transporte de antena de internet via satélite e a tentativa de hospedagem em nome de terceiro para ocultar alvos da ação policial.

As medidas cumpridas têm por objetivo identificar a origem e a cadeia de transmissão das informações sigilosas, bem como reunir os elementos probatórios necessários à instrução da investigação.

Compartilhe: