sexta-feira, 21 de março de 2025.
Posto Miriam

Pastor conta trajetória da IBN Manancial que comemora 21 anos em Vilhena; veja fotos

Vip
Templo da Igreja Batista Nacional Manancial /Foto: Álbum da igreja

A Igreja Batista Nacional Manancial completou 21 anos de uma trajetória marcada pela fé, crescimento e impacto na comunidade de Vilhena. Desde sua fundação, a igreja tem sido um local de refúgio espiritual e transformação de vidas, cumprindo sua missão evangelística e social.

Em entrevista ao Extra de Rondônia, Francisco Pedro Stédile, popularmente conhecido como Pastor Stédile, relembrou a história da igreja e sua jornada de crescimento. Ele contou que tudo começou em 1998, em uma pequena sala de oração, onde os pastores Adilson da Costa Araújo e sua esposa, Solange Vieira de Moura, sentiram o chamado para dedicar suas vidas integralmente à obra de Deus em um chamado missionário vindo para Vilhena, como parte da Aliança Batista Missionária da Amazônia. Com a ajuda de fiéis dedicados, fundaram a Primeira Igreja Batista Nacional da cidade, dando início a um movimento de fé que cresceria ao longo dos anos.

Pastor Adilson (em cadeira de rodas) ao lado do Pastor Stédile / Foto: Álbum da igreja

Segundo o Pastor Stédile, em 1997, o Pastor Adilson adquiriu um terreno no Jardim Eldorado para uma nova missão, que, em 2001, passou a ser liderada por ele. A congregação prosperou e, em 28 de fevereiro de 2004, tornou-se independente, recebendo o nome de Igreja Batista Nacional Manancial. A escolha do nome refletia a promessa de Isaías 58:11: “E serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam”.

Pastora Ivanilda Stédile e seu esposo, o pastor Francisco Pedro Stédile / Foto: Álbum da igreja

Desde então, conforme relatado pelo Pastor Stédile, a IBN Manancial tem desempenhado um papel fundamental na evangelização e no apoio à comunidade. Em 2008, surgiu a Célula Labaredas de Fogo, iniciando um forte trabalho com pequenos grupos. Em 2009, a igreja começou a construção de seu templo atual, inaugurado em 2010 com a colaboração dos membros.

Construção de templo atual da IBN Manancial entre 2009 – 2009 / Foto: Álbum da igreja

Ainda em 2010, a igreja adotou a Visão do MDA (Modelo de Discipulado Apostólico), impulsionando conferências, encontros espirituais e a multiplicação de células, chegando a manter 80 grupos simultaneamente. A forte presença juvenil tornou a Manancial conhecida como uma “igreja de jovens”, promovendo acampamentos e eventos transformadores.

Foto: Visão do MDA – Célula / Foto: Álbum da igreja

Além das atividades espirituais, a IBN Manancial se destaca pelo trabalho social. Todos os anos, realiza ações beneficentes para comunidades carentes e, desde 2017, promove o “Arena Missões”, evento que já arrecadou até R$ 40 mil para apoiar projetos missionários, informou o Pastor Stédile.

Arena Missões / Foto: Álbum da igreja

O Pastor Stédile destaca que a igreja tem investido na formação das novas gerações. Em 2019, promoveu seu primeiro “Encontro com Deus Kids”, e passou a organizar colônias de férias e acampamentos para as crianças. Algumas congregações nasceram da Manancial, como as do Setor 09, Setor 19 e Setor 13. A IBN Esperança, no Setor 09, tornou-se independente em 2021, no mesmo dia em que José Pedro foi ordenado pastor.

Encontro com Deus Kids / Foto: Álbum da igreja

Durante a pandemia, a igreja inovou ao expandir sua presença digital, transmitindo cultos online e fortalecendo sua comunicação. Atualmente, soma mais de 6,5 mil seguidores nas redes sociais e 2,7 mil inscritos no YouTube. E no ano de 2021, lançou seu próprio aplicativo e site, ferramentas essenciais para a conexão com os fiéis.

Em 2024, a Manancial passou por uma reforma significativa, inaugurando um novo prédio com espaço kids, cafeteria, loja e auditório. Mas o verdadeiro motivo de celebração são as vidas transformadas ao longo dessas mais de duas décadas. Centenas de pessoas foram batizadas, famílias restauradas e milagres testemunhados. A igreja segue firme em sua missão de amar, servir e influenciar. O que o futuro reserva, só Deus sabe. Mas uma coisa é certa: “Ninguém detém, é obra santa!”, finaliza o Pastor.

>>>> Clique na imagem para ampliar >>>

Compartilhe:
sicoob