
Com a maioria dos campeonatos estaduais encerrados ou em sua reta final, os clubes agora voltam suas atenções para as séries do Campeonato Brasileiro, da Série A à D.
Mas, para que a bola role com qualidade, a arbitragem também precisa de aperfeiçoamento e atualização nas regras do futebol. Pensando nisso, a CBF promove, entre os dias 18 e 27 de março, a Jornada Técnica da Arbitragem 2025, evento que contará com a participação de todos os árbitros pertencentes ao quadro da entidade.
A arbitragem de Rondônia estará representada pelos profissionais Angleison Marcos Monteiro, Thiago do Carmo Brasil, Jonathan Antero, Esthedne William, Márcia Bezerra Caetano, Tiago Ferreira, Joverton Wesley, Adnilson Souza de Barros, Valdebranio da Silva, Renato dos Reis Oliveira e Caio Ewerton Gomes de Araújo. Também participarão do evento Jurandi Lico de Camargo e Almir Belarmino Caetano, na função de assessores de arbitragem.
A Jornada da Arbitragem contará com palestras ministradas por nomes de referência no apito, incluindo profissionais que integraram o quadro da FIFA, como o equatoriano Nestor Pitana, Sandro Meira Ricci, Nicola Rizzoli e Rodrigo Cintra. Além deles, o evento terá a presença de estudiosos e pesquisadores, como o professor Emerson Filipino Coelho, PhD da Universidade de Juiz de Fora e consultor científico da Comissão de Arbitragem da CBF, e o Dr. João Ricardo, psicólogo do esporte e presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte e do Exercício Físico. Outros profissionais de excelência também contribuirão para o aprimoramento dos árbitros brasileiros.
As atividades técnicas serão conduzidas pelos instrutores de arbitragem da FIFA para a América do Sul, Péricles Bassols e Regildênia Moura. Os temas abordados incluirão Controle de Jogo e Procedimentos, Leitura e Posicionamento, Disputas, Mãos, Faltas Táticas, Incidentes na área penal e Impedimento, entre outros aspectos fundamentais para a arbitragem de alto nível.
Uma das principais novidades a serem discutidas no evento é a recente alteração na Regra 12.2 (Tiro Livre Indireto), aprovada pela International Football Association Board (IFAB) para a temporada 2025/26. A nova regra estabelece que, se um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos, com o árbitro realizando uma contagem regressiva visual a partir dos cinco segundos, o time adversário será beneficiado com um escanteio. Essa mudança substitui a regra anterior, que previa um tiro livre indireto para retenções superiores a seis segundos.
Vale lembrar que as novas Regras de Jogo 2025/26 entrarão em vigor em todas as competições organizadas pela CBF a partir do dia 22 de março, data de início do Campeonato Brasileiro Feminino A1.