segunda-feira, 23 de junho de 2025.
Posto Miriam

PF cumpre mandado de busca e apreensão após flagrante de transporte ilegal de micos-leões-dourados e saguis em RO

https://www.urbanexpressvilhena.com.br/
Vip
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), na cidade de Goiânia (GO), a Operação Fio de Ouro, com o objetivo de cumprir mandado judicial relacionado a uma investigação de tráfico internacional de animais silvestres.

A ação foi determinada pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia, após diligências que tiveram início com um flagrante realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Porto Velho (RO). Na ocasião, agentes interceptaram o transporte irregular de oito micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia) e três saguis-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata).

Segundo informações da PF, os animais estavam sendo levados de Belo Horizonte (MG) com destino à cidade de Pacaraima (RR), e, posteriormente, seriam enviados à Guiana, caracterizando tráfico internacional de fauna silvestre — prática criminosa que coloca em risco espécies ameaçadas de extinção e compromete o equilíbrio ambiental.

Com o avanço das investigações, foi possível identificar o possível financiador e responsável pelo esquema criminoso, o que motivou o cumprimento do mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira em Goiânia.

A PF informou que as investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos na rede de tráfico, bem como o destino final dos animais.

A prática de tráfico internacional de animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais e no Código Penal Brasileiro, podendo resultar em penas de reclusão e multas elevadas.

Compartilhe:
sicoob consorcio