
No último domingo, 8, a Polícia Federal promoveu a segunda edição da corrida de rua “PF RUN” no município de Vilhena.
O evento, aberto ao público, reuniu mais de 750 participantes, incluindo cerca de 140 crianças na modalidade Kids, e se destacou pelo forte apelo à inclusão social, solidariedade e incentivo à prática esportiva.
A largada aconteceu às 6h30, no recém-inaugurado Shopping Jardins de Vilhena, com percursos de 5 km e 10 km nas categorias masculino e feminino, além do circuito infantil para crianças de 4 a 13 anos. Um dos destaques do trajeto foi a travessia de cerca de 1 km por uma floresta de eucaliptos, proporcionando aos corredores uma experiência diferenciada e marcante.
Um dos pontos altos do evento foi a homenagem às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todas as medalhas foram entregues com cordões estampados com o símbolo do quebra-cabeça colorido representação mundial da causa, como forma de promover conscientização e respeito às particularidades desses indivíduos. A logomarca oficial da corrida também trazia a imagem de uma mulher correndo, em alusão às mães de crianças autistas e suas lutas diárias.

A edição também teve como marco a emocionante participação do atleta Vitor Costa Piskor, jovem com deficiência visual, que completou os 5 km com o auxílio da corredora Darlen Carneiro, policial civil.
Ao Extra de Rondônia, Darlen relatou a emoção da experiência: “Ele é uma inspiração, uma verdadeira lição de vida para todos. Acabou com as desculpas de muita gente. Foi uma corrida maravilhosa, extremamente divertida. Me disseram que ele sonha em participar da Corrida de Reis, em Cuiabá, um evento que reúne milhares de pessoas. E ele vai realizar esse sonho. É muito perseverante, com uma força e uma confiança admiráveis. Para mim, foi um presente poder correr ao lado dele”.
A policial também destacou o valor das vivências proporcionadas pelo esporte: “Muita gente acha que a gente só corre pensando em pódio, mas cada vez mais percebo que não é só isso. Existem experiências verdadeiramente gratificantes, e essa foi uma delas. Foi uma alegria. Nossa ideia é levar diversão e incentivar mais pessoas a correr. Bora correr e trazer mais gente para o esporte”.

Além de promover inclusão e saúde, a PF RUN arrecadou cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis, que foram doados à ONG “O Caminho”, que atua no atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, e à Guarda Mirim de Vilhena.
O evento contou com o apoio de diversas instituições públicas, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Tiro de Guerra, SEMTRAN e SEMUSA, além de empresas privadas da região.
Com mais uma edição de sucesso, a Polícia Federal reafirma sua intenção de manter e fortalecer a PF RUN nos próximos anos, consolidando o evento como uma iniciativa que alia esporte, cidadania e transformação social.
Clique na imagem para ampliar; fotos corrida PF RUN 2025 >>>>>
Clique na imagem para ampliar; fotos entregas de alimentos >>>>>