Só três prefeitos foram reeleitos nos sete municípios da região do Cone Sul de Rondônia. Flori Cordeiro (Vilhena), Leandro da Saúde (Corumbiara) e Valéria Garcia (Pimenteiras do Oeste).
Nos outros quatro municípios, as mudanças nas principais cadeiras dos executivos municipais aconteceram com Sinésio José (Cerejeiras), Weslei Araújo (Chupinguaia), Silvano Almeida (Cabixi) e Edinho da Rádio (Colorado).
Contudo, o que chama a atenção, é o número de abstenção no pleito eleitoral do último domingo, 6, que, em média, superou os 20%. Ou seja, mais de 20% dos eleitores não foram às urnas cumprir com seu papel cívico-democrático.
Na região, o maior número de abstenção aconteceu em Vilhena, onde 21.686 eleitores, o que representa 31,27%, não votaram. Depois, em Colorado do Oeste, 4.019 eleitores, o que representa 28,65% ndecidiram não ir às urnas escolher seus representantes municipais.
Da mesma forma, em Chupinguaia, 1.990 eleitores, o que representa 24,64%, não quiseram saber do pleito eleitoral. Já em Cerejeiras, a abstenção foi 24,08%, com 3.177 eleitores. Em Corumbiara a abstenção foi de 21,18%, o que representa 1.237 eleitores.
Finalmente, em Pimenteiras do Oeste, apenas 378 eleitores não cumpriram com sua obrigação eleitoral, totalizando 16,08%.
Confira, nos links abaixo, o nome de todos os prefeitos e vereadores (re)eleitos e outras curiosidades no Cone Sul de Rondônia:
VILHENA
COLORADO DO OESTE
CEREJEIRAS
CABIXI
CORUMBIARA
PIMENTEIRAS
CHUPINGUAIA