Laércio Torres, titular da Semosp em Vilhena / Foto: Extra de Rondônia

Na manhã desta terça-feira (17), o secretário de Obras e Serviços Públicos de Vilhena, Laercio Torres, visitou a redação do Extra de Rondônia e destacou os desafios enfrentados pela secretaria, além dos projetos em execução e os planejados para os próximos anos.

Torres iniciou a entrevista explicando a complexidade de atender Vilhena, uma cidade com crescimento horizontal acelerado nos últimos anos.

Segundo ele, a secretaria precisa cuidar de uma vasta área urbana e de mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais, além de apoiar outras secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social.

Um dos principais desafios é a recorrência de alagamentos em áreas como a Vila Paraná, Avenida Brigadeiro e Perimetral. Conforme o secretário, os alagamentos são sintomas de problemas estruturais nos bairros adjacentes situados em níveis mais altos. Torres revelou que a gestão está elaborando um projeto de drenagem profunda, estimado em mais de R$ 20 milhões, para solucionar o problema a longo prazo. A obra será executada entre 2025 e 2027, com recursos federais e estaduais.

Outro ponto abordado foi a situação das ruas esburacadas. Torres explicou que o “tapa-buraco” é uma medida paliativa, mas a solução definitiva é o recapeamento. Em 2024, cerca de 3 km foram recapeados no centro, e para 2025, o plano é recapear mais 2 km, priorizando ruas centrais como Jamari e Liberdade.

Sobre a modernização da iluminação, o secretário informou que 70% das lâmpadas de Vilhena já foram substituídas por LED. A previsão é que 100% sejam trocadas até o final de 2025. Além de gerar economia, a medida permitirá investimentos em novos projetos, como melhorias na Avenida Brigadeiro e na Tancredo Neves.

Torres também falou sobre os projetos de asfaltamento, divididos entre execução direta pela secretaria e obras contratadas via empresas terceirizadas. Em 2024, parcerias com deputados viabilizaram avanços, mas algumas obras, como nos setores 15 e 17, sofreram atrasos. Medidas legais serão aplicadas às empresas que não cumpriram prazos.

Nas estradas rurais, o secretário destacou a construção de pontes de concreto, melhorias em trechos como a Linha 675 e a Estrada da Cota, e investimentos em serviços duradouros, que garantem economia a longo prazo.

Para finalizar, Laerte Torres garantiu que a população pode esperar mais investimentos em infraestrutura e serviços essenciais em 2025, com foco em melhorias sustentáveis e de qualidade para Vilhena.

sicoob

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