Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) esteve em audiência com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em Brasília.

A reunião teve como pauta o agradecimento pela parceria do Ministério com Rondônia e o anúncio de importantes avanços para a conectividade do estado.

Durante o encontro, a deputada destacou que, já em janeiro, os distritos de Extrema, União Bandeirantes e Nova Califórnia, em Porto Velho, receberão torres de telefonia móvel e internet, uma conquista essencial para a inclusão digital e melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

“Essas torres representam mais do que conectividade; elas simbolizam dignidade, oportunidades e o fim do isolamento de milhares de pessoas que vivem em regiões remotas e esquecidas. Estamos rompendo barreiras e levando desenvolvimento para aqueles que por muito tempo ficaram à margem. Agora, cada cidadão terá a chance de se conectar ao mundo, acessar educação, saúde e gerar novas oportunidades econômicas para suas famílias”.

Além disso, a parlamentar informou que destinou, no orçamento de 2025, o valor de 2,3 milhões para a implantação de duas novas torres de telefonia móvel e internet no estado. As estruturas serão instaladas no Distrito de Bom Futuro, em Ariquemes, e no Distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari.

“A comunicação é um direito fundamental. Cada torre instalada representa oportunidades, acesso a serviços essenciais e inclusão para os moradores. Meu Desejo é que Rondônia seja um estado cada vez mais conectado e integrado ao Brasil”, informou.

O Ministro Juscelino Filho destacou a importância da parceria com o mandato da deputada e reafirmou o compromisso do Governo Federal em apoiar iniciativas que promovam a conectividade em regiões remotas do país.

A atuação da deputada em prol da conectividade já trouxe avanços significativos. Em outubro deste ano, a parlamentar anunciou a instalação de torres nos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes, com conclusão prevista para janeiro de 2025. Essas ações foram viabilizadas por meio de emendas parlamentares contemplando também o distrito de Extrema.

A deputada explicou que, para Extrema, uma solução provisória foi articulada enquanto a infraestrutura definitiva do leilão do 5G Nacional não é concluída. Uma antena temporária será instalada em parceria com a Embratel e será distribuído chip com internet gratuita para todos os moradores, garantindo acesso imediato à internet.

“Com a chegada dessas torres, os moradores terão acesso à telefonia e internet de qualidade, essenciais para a educação, saúde, comércio e integração social, utilizar o WhatsApp, ter acesso aos serviços bancários, os comerciantes terão mais oportunidades de negócios, e assim terão como crescer, se desenvolver e se integrar plenamente à economia e à sociedade digital”

 A deputada reafirmou sua dedicação em cobrar a execução de prazos e buscar novas parcerias que ampliem a infraestrutura tecnológica em Rondônia. “Esses projetos são apenas o início de um trabalho que não vai parar enquanto houver áreas desconectadas em nosso estado. A inclusão digital é uma prioridade e vamos seguir trabalhando para alcançar cada comunidade”.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO