sexta-feira, 05 de dezembro de 2025.

Grêmio recebe Fortaleza em busca da primeira vitória após retorno ao Brasileirão

Imortal ainda não venceu nenhum jogo desde que os clubes voltaram da pausa para disputa da Copa do Mundo de Clubes
Grêmio vem de derrota para o Palmeiras no Brasileirão Lucas Uebel/Gremio FBPA

Em busca da primeira vitória após o retorno da Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio entra em campo nesta terça-feira (29), às 20h30 (de Brasília), para enfrentar o Fortaleza, em jogo atrasado da 14ª rodada do Brasileirão.

A última vitória do Imortal pela competição aconteceu em 1º de junho, quando a equipe bateu o Juventude, por 2 a 0.

De lá para cá, o Tricolor gaúcho não sabe mais o que é vencer. Após um mês de pausa para a disputa do Mundial de Clubes, o Grêmio entrou em campo em cinco oportunidades, com dois empates e três derrotas. Uma delas, inclusive, de goleada, por 4 a 1, diante do Cruzeiro.

Na última rodada, contra o Palmeiras, no sábado (26), o time de Mano Menezes perdeu por 1 a 0 dentro do Allianz Parque. Com o resultado, o Imortal manteve os 17 pontos, e é apenas o 14º colocado na tabela de classificação, a três pontos da zona de rebaixamento.

Duelo de seis pontos

Apenas três pontos separam Grêmio e Fortaleza. O Leão do Pici, após vitória em cima do RB Bragantino, por 3 a 1, no sábado (26), saiu da vice-lanterna do Brasileirão e chegou a 14 pontos. Caso vença o Tricolor, o time cearense se iguala aos gaúchos na pontuação, sai da zona de rebaixamento e enfim respira na competição.

Já o Grêmio, caso bata os adversários desta noite, vai a 20 pontos e se distancia ainda mais do Z4. A vitória levaria o Imortal a mesma pontuação de Fluminense e Atlético-MG, que são 12º e 13º na tabela, respectivamente, mas ainda não colocaria a equipe gaúcha na zona de classificação para a próxima edição da Sul-Americana.

Prováveis escalações

Após derrota para o Palmeiras, o Grêmio busca a recuperação, mas não terá André Henrique, Monsalve, Cuéllar, João Pedro e Rodrigo Ely, que seguem lesionados. Cristaldo e Villasanti são dúvidas, mas podem aparecer na relação. Carlos Vinícius, recém-contratado, já apareceu no BID (Boletim Informativo Diário), mas não tem condições de jogo.

Dessa forma, a equipe de Mano Menezes deve ter: Tiago Volpi; Igor Serrote (Kannemann), Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Alex Santana (Villasanti) e Riquelme (Edenílson); Cristian Olivera, Pavón (Alysson) e Braithwaite.

Já o Fortaleza, de Renato Paiva, também tem baixas por lesão. João Ricardo, Brenno, David Luiz, Moisés e Gustavo Mancha seguem no departamento médico. No entanto, Paiva conta com os retornos de Lucero e Martínez, que cumpriram suspensão na última rodada.

Sendo assim, os 11 iniciais devem ser: Magrão; Tinga, Gastón, Kuscevic e Diogo Barbosa (Weverson); Lucas Sasha, Matheus Pereira e Pochettino; Marinho, Lucero e Breno Lopes (Bareiro).

Compartilhe: