
Sete mitos clássicos reinterpretados por estudantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena, transformaram-se em uma obra instigante e original que já desperta o interesse de leitores de dentro e fora da comunidade acadêmica.
Lançado neste mês, o e-book “Mitos Revisitados: escritas de estudantes de Letras” reúne narrativas autorais produzidas na disciplina de Literatura Latina, sob orientação e organização do professor Marcos Aparecido Pereira, docente do Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários (DAELL).
Leve, provocador e atual, “Mitos Revisitados” convida o leitor a redescobrir a mitologia clássica sob a lente das contradições e potências do presente. Trata-se de um material rico para professores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles interessados em compreender como a literatura pode ser espaço de crítica, reconstrução simbólica e empatia.
Com 49 páginas, o livro digital apresenta releituras literárias de figuras mitológicas como Medusa, Narciso, Pigmaleão, Galateia, Titono, Atalanta e Hipômenes, todas transportadas para cenários contemporâneos brasileiros.
Os textos dialogam com temas urgentes como violência de gênero, exposição digital, relacionamentos mediados por tecnologia, culto à imagem, machismo estrutural e solidão urbana, demonstrando maturidade criativa e sensibilidade crítica dos autores. “A proposta inicial era um exercício pedagógico. O que surgiu, no entanto, foi uma coletânea poderosa, que revela a força simbólica dos mitos diante das questões humanas do nosso tempo. Os textos provocam, emocionam e nos fazem pensar sobre quem somos, como sociedade e como indivíduos”, afirmou o professor Marcos Pereira, idealizador do projeto.
As produções exploram diferentes gêneros narrativos e experimentam linguagens inovadoras, refletindo os dilemas do mundo contemporâneo com contundência. Em “Vipera”, por exemplo, a personagem Medusa se torna uma mulher marcada por violências reincidentes que transforma o trauma em vingança calculada.
Já em “Um Narciso Pensativo”, o mito do jovem enamorado por sua imagem é ressignificado na figura de um influenciador digital que vive prisioneiro da performance e da busca por likes. “O projeto me deu liberdade criativa e ao mesmo tempo me fez refletir sobre como temas clássicos ainda estão presentes nas nossas dores, lutas e desejos”, compartilhou Carlos Gouvêa, autor de uma das releituras e acadêmico do curso de Letras.
A mesma percepção foi relatada por Lavínia Fuzari, autora da releitura de Medusa, que afirmou: “A escrita do conto foi uma catarse. Dei voz a uma personagem silenciada pela história e, com isso, dei voz também a partes de mim”.
A publicação é resultado de uma iniciativa acadêmica que ultrapassa os muros da sala de aula e atinge, de forma direta, o propósito maior da universidade pública: produzir conhecimento crítico, estético e socialmente relevante. O e-book está disponível gratuitamente e foi publicado com o selo da Editora Alta Performance, com ISBN 978-65-5447-429-0, sendo classificado na área de Literatura, Mitos e Reinterpretação.
Para o diretor do campus de Vilhena, Profesor-Doutor Claudemir da Silva Paula, o lançamento do livro é um marco para a valorização da formação literária como ferramenta de transformação individual e coletiva. “O que vemos nesta obra é o reflexo de uma educação pública que acredita no poder da arte, da escrita e da reflexão. Este e-book é, antes de tudo, uma resposta afirmativa àqueles que duvidam da capacidade transformadora do ensino superior. Aqui temos estudantes que criam, pensam criticamente e ousam dizer algo novo ao mundo. Isso é UNIR, isso é Amazônia intelectual em movimento”, declarou.
A publicação faz parte de um movimento institucional do curso de Letras para estimular o protagonismo estudantil, fomentar a produção criativa e integrar ensino, pesquisa e extensão. A expectativa do professor organizador é que a obra seja a primeira de uma série de edições temáticas, com novas coletâneas sendo elaboradas nos próximos semestres.
Em tempos de dispersão digital e superficialidades velozes, este livro prova que jovens da universidade pública ainda escrevem, pensam e provocam. E isso, por si só, já é revolucionário.
O e-book está disponível para leitura e download gratuito. Para acessá-lo, clique aqui: https://vilhena.unir.br/uploads/62626262/2025/DAELL/EBOOK.pdf











