
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27/11), a Operação “Marco Final”, com o objetivo de apurar o crime de promoção de migração ilegal de brasileiros ao exterior.
As operações aconteceram nas cidades de Ariquemes, em Rondônia; Tarumin, Alvarenga e São João das Dores, em Minas Gerais; e Feira de Santana, na Bahia.
As investigações tiveram início em 2023, após o recebimento de notícia-crime envolvendo o uso de documento falso para emissão de passaporte de menor, acompanhado de autorização fraudulenta para viagem internacional.
O caso envolvia a saída do país da genitora com a criança, que ingressou de forma irregular nos Estados Unidos. A apuração revelou a existência de uma rede organizada voltada à promoção ilegal da migração de brasileiros para aquele país.
A apuração revelou rede organizada para promover migração ilegal de brasileiros aos Estados Unidos, com o cumprimento de sete mandados judiciais de busca e apreensão a serem cumpridos nos Estados de Rondônia, Minas Gerais e Bahia expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.
Os investigados poderão responder a princípio pelos crimes de promover migração ilegal e organização criminosa.











