Candidata à prefeita Marcilene e o vereador Cássio Ribeiro / Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) estaria investigando um esquema internacional de espionagem que envolve a empresa “O Espião”, comandada pelo português Manuel Luiz Vieira Xufre, de 52 anos.

O grupo teria como alvo a candidata à prefeita Marcilene Rodrigues e o vereador Cássio Ribeiro, ambos do Podemos, no município de Pimenta Bueno.

A denúncia foi feita pelo jornalista de Ji-Paraná, Cícero Moura, na Coluna “Espaço Aberto”. A candidata prefere não se manifestar, mas sua assessoria afirmou que ela confia nas autoridades para investigar a situação.

Na Coluna, o comunicador informa que, de acordo com investigações preliminares, os suspeitos utilizavam quatro veículos e até dez pessoas para monitorar os políticos em cidades como Pimenta Bueno, Cacoal e Espigão do Oeste. A operação envolve um custo estimado em mais de R$ 300 mil por mês, valores considerados muito altos para a política local, mas que podem ser financiados por interesses empresariais.

O jornalista continua afirmando que Manuel Xufre, já preso em três estados brasileiros, é acusado de participação em fraudes relacionadas ao comércio ilegal de dados pessoais. Ele já havia sido preso em 2023, na Bahia, após ser identificado em uma pousada em Ilhéus.  As investigações apontam que o grupo oferece serviços de espionagem, incluindo invasão de contas, hackeamento de dados e quebra de sigilos telefônicos e bancários.

Ainda, na Coluna, o comunicador disse que “a presença dos suspeitos foi notada durante eventos políticos em Pimenta Bueno, onde foram vistos com veículos adesivados com propaganda da campanha da professora Marcilene e infiltrados em reuniões partidárias” e que “o grupo político da candidata já solicitou investigação policial e reforçou a segurança pessoal” (leia a coluna completa AQUI).

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO