Foto: Vinícius Rosa/Governo de SP

O governo de São Paulo criou um gabinete de crise, que começa a operar a partir das 8h da manhã desta sexta-feira (18). O objetivo é monitorar e responder rapidamente aos possíveis impactos das fortes chuvas previstas para o fim de semana, que podem alcançar um acumulado de até 200 mm em algumas regiões do estado.

O gabinete contará com representantes de empresas de energia, como a Enel, além de membros da Defesa Civil e outras autoridades. Segundo a Defesa Civil, a previsão meteorológica indica pancadas de chuva intensas, ventos superiores a 60 km/h e até a possibilidade de granizo, especialmente devido à chegada de uma frente fria.

Durante a reunião no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas cobrou das concessionárias de energia um plano de ação robusto para evitar longos períodos de falta de energia, como ocorreu em eventos anteriores. “É inaceitável que as pessoas fiquem dias sem energia. Exigimos medidas rápidas e eficazes das concessionárias”, afirmou o governador.

Além disso, o governo estadual exige que as empresas façam um mapeamento dos locais mais vulneráveis, como hospitais e estações de distribuição de água, para garantir que esses pontos essenciais não sofram interrupções no fornecimento de energia. Técnicos do governo também estarão presentes no Centro Operacional da Enel durante o período crítico.

A Defesa Civil já emitiu alertas para que a população esteja preparada para as condições meteorológicas extremas.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO