A leitura que faço do mercado, no atual momento, é que ele passa por momento morno, isto é, indolente, monótono, vagaroso e insípido. Será que teremos de esperar, passivamente, até que ele mude seu humor? Ou até que surja no horizonte algum fato novo e relevante? É preciso ter coragem para ser quente ou frio!
Convido nossas empresas, seus diretores e gerentes a ter uma nova visão e postura diante dessa conjuntura. Sempre há algo benéfico e inovador, produtivo e oportuno, que podemos realizar, independentemente da conjuntura. Trago o assunto acima à nossa consideração, por acreditar que sempre existe uma ideia inovadora a explorar; que todos os problemas podem, de uma forma ou outra, ser resolvidos.
Diferencial competitivo é aquele elemento que distingue uma empresa das demais, num determinado mercado. É aquilo que a torna única aos olhos dos clientes, passando a diferenciá-la da concorrência.
Diferencial competitivo é um ou mais atributos que fazem a empresa ser única e superior aos seus concorrentes. Empreendedores são dotados de vontade férrea; de inteligência e agressividade; de força e resistência em qualquer circunstância.
Nestas horas costumamos ser impulsionados por nossos valores e princípios; recordamos que o trabalho em equipe é fundamental; que nossos sonhos continuam vivos à nossa frente; que necessitamos de melhor liderança; de amor ao trabalho e de fé. Esses são elementos que as demais empresas não são capazes de oferecer. O resultado sintético destas decisões é o impacto positivo exercido sobre as vendas.
O diferencial competitivo refere-se a características únicas, estratégias específicas, comprometimento profissional não encontrados em seus concorrentes. Essas vantagens podem ser alcançadas mediante o emprego de elementos tais como: qualidade dos produtos e serviços, preço e atendimento, entre outros fatores.
Seguem abaixo algumas sugestões de atitudes e iniciativas capazes de impulsionar seus negócios: 1.-Conheça melhor seu cliente e suas expectativas; 2.-Estude seus concorrentes; 3.-Use tecnologias modernas para a coleta e análise de dados; 4.-Peça feedbacks aos seus clientes regularmente; 5.-Crie uma cultura interna de inovação; 6.-Torne seu negócio mais sustentável e 7.-Ofereça um atendimento impecável, pessoal e respeitoso a cada um de seus clientes. Quantas destas iniciativas já são praticadas na sua organização?
Este é o momento oportuno para uma autoavaliação de seus critérios para selecionar, treinar e desenvolver líderes. Nem todos estão preparados para aprender com as crises; nem de identificar soluções efetivas para suas dificuldades empresariais. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.