sábado, 05 de abril de 2025.
Posto Miriam

CONE SUL: prefeituras e estudantes pedem ao DNIT melhorias urgentes na BR-435 entre Colorado e a BR-364; leia ofícios

Precariedade do trecho tem causado danos mecânicos às ambulâncias e colocado em risco vida de pacientes
Vip
Situação preocupa autoridades da região / Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cabixi encaminhou o ofício nº 13/SEMUSA/2025 à Superintendência Regional do DNIT em Rondônia na segunda-feira 10, dirigido ao superintendente André Lima dos Santos, solicitando providências para a melhoria das condições da BR-435.

O pedido se refere ao trecho entre o município de Colorado do Oeste e a BR-364, que apresenta graves problemas de infraestrutura, afetando diretamente os serviços de saúde e segurança da população.

Com aproximadamente 6 mil habitantes, a cidade de Cabixi possui uma unidade hospitalar de pequeno porte, responsável pelos atendimentos iniciais. Casos de média e alta complexidade são encaminhados aos hospitais regionais de Vilhena, Cacoal e Porto Verde. No entanto, a má conservação da rodovia tem comprometido a segurança e a agilidade no transporte de pacientes.

A Prefeitura destaca que, apesar de contar com ambulâncias equipadas e uma equipe capacitada, as más condições do trecho causam atrasos no deslocamento, colocando em risco a vida dos pacientes. Entre os problemas enfrentados estão: estradas danificadas e sem manutenção adequada; presença de uma serra, que, em caso de obstrução, impede a passagem de ambulâncias por falta de vias alternativas; construção de uma rotatória próxima ao entroncamento entre a BR-435 e a BR-364, em uma área já deteriorada, que agrava ainda mais o tráfego; a precariedade do trecho também tem causado danos mecânicos às ambulâncias, como estouros de pneus e quebras, gerando riscos e aumentando os custos de manutenção.

No mesmo dia, a Prefeitura de Colorado do Oeste também enviou ao DNIT o ofício nº 14/2025, solicitando melhorias na BR-435. O município enfrenta os mesmos desafios logísticos e de infraestrutura, especialmente em relação ao transporte de pacientes para os hospitais regionais.

A Associação Municipal dos Acadêmicos de Colorado do Oeste se juntou às prefeituras e, por meio de outro ofício ao DNIT, solicitou providências urgentes. Os estudantes que residem em Colorado do Oeste e se deslocam diariamente para Vilhena enfrentam riscos de acidentes, atrasos nas viagens e desconforto devido às más condições da rodovia.

As prefeituras e os acadêmicos aguardam uma resposta do DNIT e a implementação de medidas que garantam segurança e melhores condições de tráfego na BR-435, essencial para a mobilidade da população e a preservação de vidas.

 

 

Compartilhe:
sicoob