
A inteligência artificial (IA) iniciou na década de 1950 com os pesquisadores Alan Turing e Herbert Simon, baseados no conceito do filósofo grego Aristóteles. Anteriormente os EUA estavam bem ativos; posteriormente, soubemos dos avanços na China.
A inteligência artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permite aos computadores executar uma variedade de funções avançadas, incluindo a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas e escritos, analisar dados, fazer recomendações. Na informática, a IA é a inteligência, o raciocínio e aprendizado são exibidas por computadores ou sistemas especialistas, capazes de simular o pensamento humano e realizar tarefas complexas de forma independente.
Como podemos nos beneficiar da inteligência artificial? Ela (IA) pode monitorar atividades em tempo real, identificar padrões de comportamento e emitir alertas antes que uma ameaça se concretize. Quem não gostaria de dispor deste instrumento?
O aprimoramento da inteligência artificial revolucionou a informática e a maneira como nos relacionamos com a tecnologia, tais como: 1.-Maior eficácia na tomada de decisões e na execução de tarefas, com maior precisão e menor possibilidade de ocorrência de erros humanos; 2.-Promove a automação de etapas do processo produtivo e leva a um aumento da produtividade; 3.-Resultou em melhorias no processo de compra e venda online, e facilitou o atendimento ao consumidor, etc.
Como nossas empresas estão reagindo diante da evolução da inteligência artificial? Ela é uma prioridade ou não na sua organização? Quantos de nossos empresários estão confiantes, e por isso mesmo, se envolvendo com este tema?
Como ferramenta de trabalho, é importante destacar que a IA no dia a dia, permite gerenciar tarefas e verificar informações com maior confiabilidade e eficiência que os humanos, os quais, em tarefas assíduas, podem perder o foco e cometer erros básicos.
Sua evolução (IA) tem sido muito rápida e contundente, trazendo resultados significativos, em todas as áreas do conhecimento. Ela questiona e subsidia nosso processo de decisão, de execução e de gerenciamento. É uma aplicação de inteligência, nas organizações e fábricas, repensando a forma tradicional de realizar e controlar o desempenho operacional. O bom senso nos ensina que há inúmeras organizações, algumas delas familiares, que, por assim dizer, ficaram no tempo/passado, longe dos computadores, sem interesse pela digitalização global.
O avanço da inteligência artificial é muito bem-vindo, porque ele questiona ideias obsoletas e processos retrógrados. Tal avanço torna as empresas mais competitivas e aprimora sua visão e postura. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.