sábado, 05 de abril de 2025.
Posto Miriam

Comissão da OAB e Amavi, junto da vereadora Amanda Areval, constroem projetos de lei em benefício de mães e crianças atípicas

Vip
Vereadora Amanda Areval, de Vilhena / Foto: Divulgação

Em uma atitude rara de se observar no poder legislativo, a vereadora Amanda Areval, de Vilhena, elabora junto de duas importantes entidades do município projetos de lei em favor de mães e crianças atípicas de Vilhena: a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), através da Comissão de Defesa dos Interesses dos Autistas da OAB, e a Amavi (Associação de Pais e Amigos do Autista).

Junto da equipe da parlamentar, composta por advogada e educadoras, o grupo de trabalho se dedica atualmente de forma conjunta na criação da lei da Semana das Mães Atípicas e também em uma iniciativa para levar atendimento psicológico a toda a rede escolar.

“Ao longo das minhas duas décadas na Educação de Vilhena aprendi muito sobre a inclusão de alunos e adultos com autismo, bem como outros transtornos psicológicos ou físicos. No entanto, quanto mais pessoas envolvermos no debate, na elaboração e na construção das políticas públicas, mais resolutivas e adequadas às diversas realidades de nossa comunidade serão elas”, explica Amanda Areval.

Da OAB participam o advogado Yan Miguel Melo, presidente da Comissão de Defesa dos Interesses dos Autistas, bem como os advogados Rafael Kayed e Renata Favoni. Da Amavi se engajam no trabalho a presidente da entidade, Sedilaine Marques, e os conselheiros administrativos Leda Kasper e Marciano Candido.

Ex-presidente da Amavi, a atual coordenadora do Programa Criança Feliz, da Prefeitura de Vilhena, Karina Andrade, também auxilia no projeto. Já do gabinete de Amanda, a chefe de gabinete e educadora Margarete Arruda, bem como a advogada Hosana Costa, também colaboram. Os encontros são presenciais e também por videoconferências.

Em reunião com o prefeito Delegado Flori, a vereadora Amanda encontrou apoio fundamental para a causa. O alcaide se comprometeu em oferecer profissionais de saúde e assistência social para atendimentos durante a Semana das Mães Atípicas, imprimir guia orientativo e dar ampla divulgação à iniciativa. Também contribuirão com recursos os deputados Cirone Deiró e Thiago Flores, que confirmaram presença no evento, marcado para acontecer já em maio deste ano.

Além desta ação, a Comissão e Amanda trabalham também no desenvolvimento de projeto de lei para levar atendimento psicológico aos alunos da rede municipal de ensino em geral, bem como a criação de uma política municipal de defesa dos direitos das pessoas com fibromialgia. O vereador e presidente da Câmara, Celso Machado, é coautor do projeto e contribui com sua expertise na área da saúde para o tema.

“O trabalho coletivo é sempre mais eficiente e, por isso, faço questão de ouvir muitos setores antes de apresentar um projeto. Agradeço imensamente a todos que colaboram nestas iniciativas, que são em benefício de toda a cidade”, completa Amanda.

Compartilhe:
sicoob