domingo, 30 de março de 2025.
Posto Miriam

ARTIGO: Juros altos

Vip
Artigo: Humberto Lago

Juros altos constituem um terror para os empresários, porque são transferidos aos preços, dificultando a obtenção de receitas.

Os consumidores também são penalizados, mesmo que não sejam os causadores disso. Juros altos são, também, um grave problema para os governantes públicos, porque consomem uma porção da arrecadação, impedindo-os (parcialmente) de realizar obras e investimentos.

Como é sabido, nosso país tem tido, nos últimos anos, uma das maiores taxas de juros do mundo, provocada por um endividamento elevado, por déficits públicos constantes, pela má gestão e pela corrupção intensa. Ou seja, somos incapazes de deter a inflação e de conter os juros. Fotografia, sem retoques, de uma das maiores economias do globo.

Os jornais desta semana já estão avisando aos brasileiros que, na próxima reunião do Copom, os juros irão subir, mais uma vez! É muito triste quando a autoridade monetária, já informa a todos que os juros vão continuar em sua tendência de alta, mesmo diante da estagnação da economia mundial, da recessão de algumas nações e da eminência de novas guerras.

Até quando aceitaremos isso? É a população, em última instância, quem vai pagar a fatura dos desmandos; dos déficits; da indisciplina fiscal; do desrespeito aos orçamentos; da incapacidade dos governantes de enfrentar/resolver os problemas.

Isso é lamentável. Um dia, cedo ou tarde, o país vai despertar dessa indolência, irá identificar e justiçar os corruptos, enganadores e incapazes, restaurando a decência e o crescimento econômico sistemático. Quem semeia incompetência, desonestidade e manipulações fraudulentas, vai colher os frutos da improbidade e das injustiças cometidas, porque o Criador e Deus, é santo, justo e verdadeiro; vê e conhece todas as coisas. À nossa frente está a eternidade; tais pessoas serão privadas dela; quer concordemos ou discordemos.

Os juros altos no Brasil são explicados por vários fatores, tais como gastos públicos excessivos, política fiscal inconsequente e inflação contínua. Teoricamente, juros altos são empregados para combater a inflação; porém simultaneamente tornam os empréstimos mais caros e reduzem o consumo de produtos e serviços.

A aversão ao risco, nos mercados internacionais, pode impactar os juros no Brasil. O aumento dos gastos públicos sem critérios técnicos e racionais, pressiona necessariamente a carga tributária, elevando as taxas de juros.

Os países desenvolvidos, exceto ditaduras, costumam manter juros estáveis, criam uma atmosfera econômica saudável, estão alicerçados na ética e integridade. Eles combatem permanentemente as tendências inflacionárias na origem e com rapidez. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

Compartilhe:
sicoob