quarta-feira, 23 de abril de 2025.
Posto Miriam

ONG O Caminho transforma vidas com atividades educacionais e atendimento odontológico em Vilhena  

Vip
Foto: Assessoria

Desde 2005, a ONG O Caminho tem sido um porto seguro para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Vilhena. Com atividades voltadas para educação, lazer e inclusão profissional, a instituição atende gratuitamente 90 alunos entre 6 e 14 anos, oferecendo aulas de matemática, português, canto, karatê, informática, cooperativismo, artes cênicas, esportes e lazer.Em 2024, uma das principais iniciativas foi o atendimento odontológico, garantindo mais qualidade de vida e saúde para os assistidos.

A presidente da ONG, Marlei Muniz, destaca o impacto da instituição na vida das crianças. “Nós conseguimos perceber mudanças significativas quando elas ingressam na ONG. Melhoram na leitura, na comunicação e passam a ter mais confiança. O trabalho que realizamos aqui é essencial para o futuro delas, como foi o caso do Luiz que ao chegar aqui aprendeu a ler”.

Com esse trabalho efetivo, a Ong O Caminho foi reconhecida este ano com nota 9 no ranking da prefeitura, que avalia transparência, seriedade, participação ativa nas reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e elaboração do projeto de trabalho.

Com o apoio de doações parlamentares, a ONG investiu R$ 30 mil em tratamentos odontológicos para 74 crianças e adolescentes. Os recursos foram repassados pelos vereadores Clerida Alves e Sargento Damassa. “Foi um acontecimento para as famílias, pois muitos pais não tinham condições de proporcionar esse tipo de atendimento para os filhos”, conta a presidente.

A dentista parceira, Juliana Arruda, compartilha a experiência de atender as crianças da ONG. “Eu já fazia serviço voluntário há muitos anos, mas essa experiência foi marcante. O que me chamou atenção é que muitas dessas crianças nunca tinham tido acesso a um dentista antes. Atendemos alunos que estavam em um consultório odontológico pela primeira vez. Isso foi impactante. Nosso desafio é criar uma cultura de prevenção, ensinando sobre higiene bucal para que elas possam levar esse aprendizado para dentro de casa”.

Juliana atendeu os alunos em seu consultório pois, a unidade própria da ONG O Caminho, inteiramente montada e equipada, aguarda autorização para entrar em funcionamento. “Já encaminhamos toda a documentação necessária e estamos aguardando a autorização para oferecer esse serviço de forma contínua. Nossa intenção é garantir atendimento preventivo e acompanhamento a longo prazo para essas crianças”, disse a presidente.

A instituição também contou com a importante doação de emendas impositivas para despesas de funcionamento dos vereadores Pedrinho Sanches, Wilson Tabalipa, Zeca da Discordância e Zezinho da Diságua, que juntas totalizaram um apoio de R$ 40 mil.

>>>>> Clique na imagem para ampliar >>>>

Compartilhe:
sicoob consorcio