Na manhã desta terça-feira, 29 de julho, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Acesso Negado, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na invasão e fraude de contas digitais vinculadas à plataforma GOV.BR. A ação ocorreu em Ji-Paraná, região central de Rondônia, onde foram cumpridos três mandados judiciais expedidos pela Justiça.
As investigações tiveram início em março de 2024, após uma tentativa de invasão à conta GOV.BR de um Delegado da Polícia Federal. A partir do ocorrido, a corporação iniciou um trabalho investigativo minucioso que resultou na identificação de indícios de envolvimento de indivíduos na invasão de mais de 800 contas da plataforma, que concentra dados sensíveis de cidadãos e serviços públicos digitais.
Os alvos da operação são suspeitos de integrar uma estrutura criminosa voltada para a prática de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão ser responsabilizados judicialmente e estão, até o momento, à disposição da Justiça.
A Polícia Federal segue com as investigações para apurar o alcance completo das ações do grupo e se há outros envolvidos. A ação reforça o compromisso da instituição no combate aos crimes cibernéticos e na proteção de dados dos cidadãos.











