
O cenário político de Rondônia sofreu uma mudança nesta semana com a saída de José Eurípedes Clemente, o Lebrão (União/RO), da Câmara dos Deputados.
A Mesa Diretora da Casa declarou oficialmente a perda de seu mandato na terça-feira (29), conforme publicado em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30).
A decisão integra o Ato da Mesa nº 209/2025, que atingiu sete parlamentares em todo o país. Ela foi tomada após retotalizações eleitorais comunicadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais e com base no artigo 55, inciso V, da Constituição Federal.
Com a saída de Lebrão, Rafael Bento Pereira, popularmente conhecido como Rafael “É o Fera”, assume a cadeira como deputado federal titular por Rondônia. O suplente foi convocado oficialmente no mesmo ato que declarou a vacância do mandato.
O documento foi assinado digitalmente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora, com autenticação registrada no sistema ICP-Brasil.
Além de Lebrão, também tiveram os mandatos cassados Gilvan Máximo (Republicanos/DF), Augusto Puppio (MDB/AP), Lázaro Botelho (PP/TO), Professora Goreth (PDT/AP), Sílvia Waiãpi (PL/AP) e Sonize Barbosa (PL/AP).
Foram convocados para assumir as vagas na Câmara dos Deputados: Rafael Bento Pereira (Rafael “É o Fera”), André dos Santos Abdon, Paulo César Lemos de Oliveira, Rodrigo Sobral Rollemberg, Tiago Dimas Braga Pereira, Aline Paranhos Varonil Gurgel e Marcivânia do Socorro da Rocha Flexa. Leia mais AQUI













