sexta-feira, 05 de dezembro de 2025.

Vereador faz duras críticas, aponta deficiências na saúde e pede explicações da Santa Casa de Chavantes em Vilhena

Parlamentar relatou que, na madrugada de segunda-feira, 20, evitou-se uma tragédia no Hospital Regional
Hospital Regional de Vilhena / Foto: Extra de Rondônia

O presidente da Câmara de Vilhena, Celso Machado, utilizou novamente a tribuna da Casa durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 20, para fazer diversas críticas à gestão da Santa Casa de Chavantes, responsável pela administração da saúde no município.

Na sessão da semana passada, de forma incisiva, o parlamentar anunciou que convidaria a presidente da entidade para comparecer ao Legislativo e esclarecer o atraso no pagamento dos salários dos médicos (assista AQUI).

Na sessão de ontem, Celso, que é médico de profissão, relatou um episódio ocorrido nesta semana no Hospital Regional. Segundo ele, um paciente chegou ao hospital com uma fratura no pé, mas foi atendido por uma médica supostamente mal qualificada, que teria afirmado que o paciente não havia quebrado o pé e, por isso, mandou-o para casa.

O parlamentar destacou que o paciente estava com dor e chorando até a chegada de um técnico em enfermagem, que recomendou realizar um raio-X, confirmando a fratura. “Esse tipo de situação é sintoma de falta de gerenciamento. Não tem outra palavra. O que tem é bafafá, confete e serpentina. Agora, na realidade, melhorou, mas está longe da festa que eles fazem”, questionou.

Celso continuou suas reclamações, relatando que um colega médico teria solicitado a compra de uma broca específica para procedimentos de craniotomia, mas a equipe da Santa Casa teria adquirido três vezes o material errado, mesmo o profissional fornecendo detalhes precisos do modelo e número. “Isso demonstra a falta de gerenciamento também na aquisição de materiais”, analisou.

O parlamentar também relatou que, na madrugada de segunda-feira, 20, evitou-se uma tragédia no Hospital Regional, graças à intervenção de equipes da prefeitura que impediram um possível incêndio. “Se não fosse por essa ação, poderíamos estar diante de uma tragédia”, alertou.

Além disso, Celso mencionou que pacientes que aguardavam exames de endoscopia passaram o dia inteiro aguardando atendimento, mas, no final da tarde, foram informados que o aparelho estaria quebrado.

Por fim, o parlamentar fez uma cobrança ao secretário municipal de saúde, Wagner Borges, acerca da ausência de dentista nos postos de saúde do município. “A população está carente nesse atendimento básico, e é fundamental reestruturar essa área odontológica”, concluiu.

 

Compartilhe: