
O secretário municipal de saúde de Vilhena, Wagner Borges, respondeu às declarações do vereador Celso Machado, feitas na última sessão ordinária da Câmara Municipal, na qual cobrou a reestruturação da área odontológica, alegando a suposta ausência de dentistas nos postos de saúde do município (leia mais AQUI).
Wagner Borges encaminhou ao Extra de Rondônia um relatório detalhado sobre as atividades realizadas na área de saúde bucal, demonstrando avanços e ações concretas, mesmo com mais de dois meses restantes para o encerramento de 2025.
Segundo o documento, o número de atendimentos individuais neste ano já superou os realizados em anos anteriores. Em 2022, na gestão anterior, foram registrados 5.319 atendimentos; em 2023, 6.186; e até outubro de 2025, já foram realizados 6.319 atendimentos.
O relatório destaca ainda que, em 2024, foram contratados dois novos dentistas e formada uma equipe de saúde bucal para atender na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Rei. “Temos orgulho de dizer que todas as UBSs do município contam com unidades de saúde bucal, equipadas com cadeiras novas e materiais de excelente qualidade. A maior parte dos atendimentos ocorre pela manhã, pois a maioria dos dentistas trabalha até às 13h; contudo, nas UBSs Liro Hoesel e Cristo Rei, os atendimentos se estendem até às 19h”, explicou o secretário.
Entre os principais procedimentos odontológicos realizados em 2025, estão: curativo de demora com ou sem preparo biomecânico (94), drenagem de abscesso (10), exodontia de dente decíduo (144), exodontia de dente permanente (401), profilaxia ou remoção de placa bacteriana (514), raspagem, alisamento e polimento supragengivais (por sextante – 1.387), raspagem e alisamento subgengivais (por sextante – 454), restaurações de dentes permanentes anteriores com resina composta (266), posteriores com resina composta (905), retirada de pontos de cirurgias básicas (por paciente – 211) e selamento provisório de cavidades dentárias (205).
Além disso, o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza ações de promoção de saúde bucal em escolas municipais e estaduais, incluindo escovação supervisionada, distribuição de kits de higiene e orientações sobre cuidados diários, com o objetivo de formar hábitos saudáveis desde a infância, identificar vulnerabilidades e prevenir doenças bucais. “Essas ações abrangem todas as escolas municipais e também estaduais, mesmo não sendo de responsabilidade do município. Além disso, recebemos a entrega de mais de 16 mil unidades de kits de saúde bucal, e até dezembro de 2025, chegarão mais 23 mil unidades, que serão utilizadas em 2026”, destaca Borges.
O secretário acrescentou ainda que Vilhena recebeu uma Unidade Móvel Odontológica (UMO), um consultório completo montado em um veículo equipado com cadeiras odontológicas, aparelhos de raio-X e demais equipamentos essenciais, permitindo levar atendimento de saúde bucal a comunidades remotas, periferias e regiões com pouco acesso a serviços de saúde. “Vilhena foi uma das poucas cidades do Norte do país a receber a UMO, que está operando a todo vapor. Também realizamos atendimentos no distrito de Nova Conquista e, em novembro, atenderemos na comunidade de São Lourenço”, finalizou.











