O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC), coronel Felipe Vital, esteve em Vilhena nesta semana para uma visita à redação do site Extra de Rondônia, onde comentou diversos assuntos relacionados à sua pasta no estado (leia mais AQUI).
Entre os temas abordados, Vital respondeu a questionamentos de internautas sobre a comercialização de vagas para atendimento na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo relatos nas redes sociais, algumas pessoas estariam cobrando a quantia de R$ 50,00 para garantir uma vaga no sistema de cadastro.
O secretário alertou sobre esses procedimentos . “Essa prática representa um risco para quem entrega seus documentos pessoais a terceiros. Se ficarmos sabendo de envolvimento de funcionários da entidade facilitando essas ações, tomaremos as providências cabíveis”, afirmou.
Até o momento, 11.049 identidades já foram emitidas, com 1.142 aguardando retirada. Vital destacou que a validade das identidades antigas é até 2032, e que o processo de emissão continua de forma gradual. Desde o início de 2023, o estado de Rondônia já emitiu mais de 300 mil identidades.
Ele informou ainda que a regional de Vilhena dispõe de 38 vagas diárias para a emissão da CIN, com dois pontos de atendimento online.
Por outro lado, em Chupinguaia, há 13 vagas diárias, com um total de 1.649 identidades emitidas e 248 pendentes. Os distritos de Guaporé, Boa Esperança e Novo Plano também são atendidos por essas unidades.











